Zoom, Skype, Meet, Whatsapp… O que usar para a comunicação no trabalho?

Listamos as principais ferramentas para a comunicação no trabalho e reuniões, seus recursos e quando podem ser usadas

 

O Secretariado remoto atende tanto as áreas administrativas, comerciais, executivas como também a área de atendimento ao cliente.

Seja para profissionais da área da saúde, startups, consultórios, clínicas ou pequenas empresas, o serviço de atendimento é uma função muito procurada nos assistentes remotos.

Independente da área de atuação de cada empresa uma coisa é certa, sempre haverá a necessidade de uma comunicação com clientes, colaboradores, funcionários ou fornecedores.

Com o estabelecimento do home office, até de uma maneira forçada e nova no mercado brasileiro em decorrência da pandemia, muitas ferramentas passaram a entrar na rotina de muitas pessoas.

O modelo que antes apenas se restringia a contatos apenas feitos por telefone ou e-mail, agora deu espaço para uma diversidade grande de ferramentas e aplicativos.

Muitos também são usados para conversas pessoais e já eram bem conhecidos pela maioria. Mas muita gente veio a conhecer esses novos amigos de trabalho apenas durante a pandemia.

Será que é há uma regra para quais devem ser usados para fins pessoais ou corporativos?

Zoom – Esse software de teleconferências logo é associado a reuniões corporativas e fins empresariais. E de fato sua interface é bem voltada e bem aceita entre profissionais, principalmente para reuniões e treinamento.

O plano gratuito permite chamadas com até 100 participantes simultaneamente, mas fica restrito a 40 minutos. É possível baixar o programa ou usa-lo online no navegador.

Skype – Um dos pioneiros em serviços gratuitos de videoconferência, foi lançado em 2003. É uma ferramenta bem versátil e que se encaixou bem tanto para trabalho como para bate papos entre amigos e familiares.

É possível colocar créditos em sua conta do Skype e efetuar ligações para telefones. Também há a versão para empresas, o Skype for Business.

Google Meet – Dentre as diversas ferramentas oferecidas pelo Google, o Meet é sua versão para chamadas por vídeo, que agora substitui o antigo Hangouts. É uma plataforma bem simples e tem a vantagem de compartilhado com sua agenda do Gmail.

Microsoft Teams – É a ferramenta de comunicação e reuniões da Microsoft. Também possui os mesmos recursos do Meet. A vantagem é seus recursos e agenda compartilhado com as contas da Microsoft e o e-mail Outlook. Porém, assim como o Zoom, em sua versão gratuita tem o limite de até 100 participantes simultâneos e duração de até 60 minutos.

Whatsapp – Tão famoso, usado e muitas vezes polêmico, esse aplicativo mudou o formato de comunicação de quase todo o mundo e seu uso no meio profissional sempre foi um dilema. O Whatsapp começou como uma ferramenta de mensagens instantâneas e depois passou a disponibilizar chamadas por voz e vídeo.

O aplicativo também permite a criação de grupos e a possibilidade do envio de imagens, vídeos e arquivos em pdf. Isso se tornou um grande facilitador para muitas empresas e negócios, principalmente para os pequenos.

Porém a dúvida permanente é se o Whatsapp é para ideal apenas para uso pessoal ou também pode se usar para trabalho.

Muita gente fica na dúvida se pode ou não pode enviar mensagem para funcionários ou gestores.

O ideal é que esse aplicativo fique focado para o uso pessoal e apenas em situações de urgência, fora do horário regular de trabalho, sirva para uso profissional.

Claro que vai muito da relação entre cada gestor, funcionário, contratante. Muitas amizades são criadas e vão além da relação profissional de trabalho. Porém ninguém gosta de ser contatado quando não está no período de trabalho, né?

Compartilhe com os amigos

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTITUCIONAL
FALE COMIGO
Abrir Chat
Como posso ajudar?
Olá, como posso ajudar?